quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Outubro: Mês de Poupança


Não sei se sabem que o mês de Outubro é considerado o mês da Poupança, e que o dia 31 de Outubro é o dia da Poupança.
E cada um de nós terá, ou não, algumas estratégias de poupança - seja uma poupança no verdadeiro sentido da palavra, seja uma melhor gestão de gastos, ou apenas uma gestão muito controlada de um orçamento mensal mais apertado.

Quando se fala em “poupança” acho que de uma maneira geral se depreende que estamos a falar de “colocar dinheiro de lado”. Mas a poupança não é apenas isso. 
Muitas pessoas fazem um esforço enorme por fazer esticar o dinheiro até ao final do mês, quanto mais sobrar dinheiro para colocar de lado... Mas haverá outras que o conseguirão fazer. Cada caso é um caso...

Mas há imensas formas de “poupar”. Seja aproveitar os saldos para repor roupa e calçado ou até comprar alguns presentes, seja tendo muita atenção a todas as promoções e descontos seja nas compras lá para casa ou nos combustíveis. 
E depois há outras formas de poupar que me dizem imenso - como por exemplo evitando o desperdício alimentar. E confesso que conheço imensas pessoas que me dizem que gastam imenso dinheiro em alimentação e no entanto nem se apercebem na quantidade de dinheiro que deitam ao caixote do lixo em alimentos que deixam estragar ou que não aproveitam.

Sendo este o mês da poupança, entre outras formas de poupar, poderemos (quem não tem esse cuidado) passar a olhar melhor para o que compramos de forma a não deitar nada fora - seja os restos das embalagens/alimentos que deixamos estragar e passar do prazo, seja os “restinhos” de comida que vão tantas vezes para o caixote do lixo quando na verdade se podiam reutilizar em novas refeições.

Há algumas dicas - que já aqui repeti várias vezes - para gerirmos melhor este recurso. Tudo que compramos - e mesmo os alimentos que nos dão - têm um valor. Imaginem que tudo o que não aproveitam são trocos a ir para o lixo... Todos esses trocos somados podem perfazer uma boa quantia no final... Há que pensar em aproveitar tudo ao máximo e, quando sabemos que não vamos consumir tudo em tempo útil, cozinhar ou arranjar para congelar ou usar noutra refeição.

É importante que todas as semanas, antes de pensarmos nas refeições da semana, mas principalmente antes de irmos às compras, passarmos uma revista ao nosso frigorífico. Ver o que ainda temos na gaveta dos legumes, abrir todas as  caixinhas. Muitas das vezes já não nos lembramos daquele resto de peixe cozido que sobrou e que agora se podem transformar em pataniscas, ou daqueles tomates já muito maduros que ainda fazem um molho de tomate para uma massa, ou das cenouras murchas que dão um belíssimo creme de cenoura... De repente temos ali duas ou três refeições que não estávamos a contar e que já vão encurtar as necessidades das compras da próxima semana. E quantas vezes não acabam no lixo um ou dois dias depois....

E o mesmo se passa com a despensa - quem nunca deixou passar prazos de validade de coisas que comprou?, ou até com coisas que nos esquecemos que congelamos...
Passar revista à despensa pelo menos 1 vez por mês e tentar pensar em refeições com coisas que lá andam há imenso tempo, e ir esvaziando a arca frigorífica em vez de só a sabermos encher, são também maneiras de não deixar estragar nada...
Também é importante, duas ou três vezes por ano, tentar consumir tudo (a maioria) do que temos na arca congeladora e na despensa, em vez de acumularmos stocks desnecessários de 10 quilos de arroz e de 12 latas de atum quando vamos todas as semanas ao supermercado, e quase todas as semanas há promoções desse tipo de produtos.

Aqui fica apenas uma sugestão de “poupança” para este mês, mas principalmente para mudar alguns hábitos, para melhor e para sempre.

Que outros hábitos de poupança têm?

12 comentários:

  1. É uma das áreas em que preciso melhorar significativamente. Compro muitas vezes coisas que acabo por deitar fora... Já para nem falar dos restos de alimentos.
    Algo a estar muito atenta!

    ResponderEliminar
  2. Lá em casa somos dois adultos e uma criança de 5 anos. Quando compro frango grelhado, o que acontece raramente, sobra sempre cerca de metade, que reaproveito para outras refeições. No próprio dia, desfio a carne e guardo numa caixa no frio. Depois, geralmente, uso parte para fazer uma Quiche, à qual acrescento o que tiver em casa (tomate, milho, cogumelos...), e o restante faço um Frango à Brás. É o que chamo um "safa refeições", tal como uma lata de atum ou umas massas :)

    ResponderEliminar
  3. Felizmente tenho habtitos de poupança e felizmente estou sempre a procura de mais dicas para melhorar.
    Por exemplo, assim que os ordenados caem na conta é transferido automaticante 10% desse valor para uma conta poupança onde nunca mexo. É aquela conta para esquecer que existe e ir só numa emergência (felizmente nc aconteceu). Ainda assim tento sempre que ao final do mês "sobre" mais qualquer coisa para o mealheiro dos desejos como lhe chamo (para roupas, ou ferias, para aquelas coisas superfulas)
    Uma coisa onde tenho mesmo que molhar e evitar desperdicios, porque volta e meia la vai um legume estrago para o lixo; até me fica a doer o coraçao! mas tinha-me esquecido dele!
    Agora ando mais em cima do frigorifico, congelador e despensa para vitar isso. Alias, ha umas semanas fiz uma limpeza la em casa e agora ando a gastar apenas o que tenho em stock e comprar so o indispensavel. Lá esta. para que raio ter tanto enlatado em casa ou tanto legumes congelado? so ocupa espaço e ate nos esquecemos que temos la tanto.

    Blog - Desabafos e Coisas

    ResponderEliminar
  4. Sou muito poupadinha e gosto sempre de aprender mais sobre finanças pessoais e hábitos de poupança, em geral.
    Comida é daquelas coisas que não suporto que se estrague. Há muita gente a passar fome, corta-me o coração saber que desperdiçamos quando outros precisam e não têm. Cá em casa tentamos ao máximo cozinhar "ao certo", para que não sobre muita comida a cada refeição. Quando sobra, se só der para uma pessoa, aquela pessoa come e cozinha-se só para as restantes. Como alguém comentou em cima, do frango que sobra faz-se quiche ou mistura-se com ovos mexidos.

    Nunca temos comida em grande quantidade, tipo stock de enlatados. Temos sempre arroz, massa, atum, feijão, etc em stock para um mês e vai-se repondo quando acaba. Os bens perecíveis tentamos comprar sempre para a semana (temos uma frutaria do outro lado da estrada, há sempre legumes e frutas frescas em casa). Quando a minha sogra ou a minha avó dão legumes do quintal delas em muita quantidade, prepara-se tudo e congela-se o que não se vai gastar durante a semana.

    Ainda não faço organização/gestão de uma casa pois vivo com os meus pais, mas os bons hábitos estão cá todos à espera de serem postos em prática quando tiver a minha casinha :) Detesto desperdício!

    ResponderEliminar
  5. Boas dicas sobre poupança, algumas já utilizo, outras vou pôr em prática, bjs amiga

    ResponderEliminar
  6. Importante para a carteira...Importante para o ambiente.
    Poupar recursos é urgente.

    ResponderEliminar
  7. Demorei muito a entender a poupança doméstica, em que pouco ou nada se desperdiça. A minha mãe sempre aproveitou tudo, não havia comida deitada fora. As histórias das dificuldades da sua avó levaram-na a ser assim, como se deitar fora fosse não respeitar o que a minha bisavó passou. E agora já penso assim. Hoje em diz faz-me impressão deitar fora nem que sejam cascas de fruta, que agora guardo e levo para as galinhas das vizinhas.

    ResponderEliminar
  8. Por aqui também tento sempre gerir da melhor forma para não ter que deitar nada fora. Fico fula quando deixo um alimento passar a validade :)

    ResponderEliminar
  9. Aqui também não se deita nada fora. Até as côdeas do pão que o meu filho não come, eu congelo num saco para esse efeito. Depois de já ter uma quantidade simpática, dou ao meu pai que adora sopas de café com leite. Entre outras coisas...
    Restos de frango assado também são transformados noutras refeições, tal como o peixe assado.
    Obrigada pela partilha de ideias!

    ResponderEliminar
  10. Não sabia que este era o mês da poupança. Tento poupar sempre mas confesso que é na alimentação que acabo por desperdiçar mais. 1º pq o marido me traz muitas refeições já prontas do local de trabalho (caseiras), e acabo por não seguir os meus menus (para os quais compro muitas vezes os ingredientes) e acabam por estragar, ou congelo e depois fica imenso tempo e acabo por descartar na mesma. É algo que ando a tentar melhorar. De resto tenho muitas outras formas de poupar. Nesta altura começo a prestar atenção aos descontos nos brinquedos e tal para o Natal. Gosto de começar cedo e ir comprando aos poucos, assim evito gastar tudo no mesmo mês e ficar "à rasca" como tanta gente que conheço quando chega ao fim de Dezembro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gasto demais na alimentação. Amei o conteúdo do post, super auxiliador! Beijos ... Vem me visitar!
      Monalise https://www.youtube.com/user/monaliseno/videos

      Eliminar
  11. Por aqui é uma área que procuro sempre melhorar; necessito cada vez mais pois passámos a ser 3 cá em casa com o nascimento do nosso filhote à 2 meses e consequentemente as despesas aumentaram.

    ResponderEliminar