quarta-feira, 1 de março de 2017

Almôndegas prontas a usar


Cá em casa a arca congeladora é uma enorme aliada desde sempre. Quando os avós ainda cultivavam e tinham muitos legumes, tinha sempre stock de tomate, courgete, abóbora, pimento... Agora continua a haver muito amigos que nos vão oferecendo umas coisas, e continua a haver, pelo menos abóbora congelada em cubos para as sopas, caldos caseiros de frango, camarão ou peixe para risotos, massadas e até canjas rápidas, frutos vermelhos congelados (ainda estou a utilizar os mirtilos do verão!), e há sempre queijo da serra e alguns enchidos prontos a usar, assim como as habituais ervilhas e outras coisas que todos temos quase sempre no congelador.
Além destes produtos, também gosto de ter outras coisas congeladas. Uma delas são hamburgueres caseiros e almôndegas congeladas, prontas para qualquer refeição.

Os hamburgueres peço no talho para os fazerem com a carne que escolho, tal como já vos tinha contado. Compro também mais carne picada que aproveito para fazer bolonhesa e congelar, e outra parte para umas almôndegas.
Como faço as almôndegas? À carne (neste caso era só carne de vaca, mas podem fazer com porco ou uma mistura) junto sal, pimenta e um pouco de cebola picada  (ou spring onions que costumam vir agora no meu cabaz de legumes biológico) e amasso bem. Nos últimos tempos não tenho juntado ovo ou pão ralado. As almôndegas desde que bem amassadas mantêm a sua forma e temos preferido assim, pois ficam mais saborosas.



Depois de as moldar, coloco-as num tabuleiro forrado com papel vegetal (ou tapete de silicone) e congelo-as assim. Quando estão congeladas, retiro-as do tabuleiro e coloco-as em doses para uma refeição, em sacos de congelação e voltam para o congelador.
Quando é para usar, basta retirar um saquinho e colocar diretamente no molho de tomate, no tacho ou no forno e em poucos minutos temos uma refeição.
Também fazem o mesmo?


Eu acho super prático ter duas ou três coisas no congelador meio adiantadas para as refeições da semana. E vocês, que refeições costumam congelar?

11 comentários:

  1. Passei a usar esta dica de congelar e depois de congelado por em sacos de congelação em unidoses, poupa se imenso espaço no congelador, as refeições ficam muito mais bem organizadas e sei sempre melhor o que tenho. Excelente dica.
    Joana com a entrada na quaresma precisamos de partilha de recitas sem carne, mais ainda...Conto consigo? Já tenho umas empadas de legumes preparadas, mas a minha Filha não gosta de marisco, nem bacalhau, nem cogumelos, nem tomate. Acho que vou optar mesmo por não é carne nem peixe, ou seja legumes!

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana, obrigada por mais um dica.
    Se me permites uma pergunta, costumas reutilizar os sacos de congelação?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a mesma duvida. Isto porque compro daqueles saquinhos do ikea, que suponho que sejam para reutilizar, no entanto tenho receio das bactérias (especialmente quando congelo carne ou peixe).

      Eliminar
  3. Faço exatamente igual.beijinho

    ResponderEliminar
  4. Eu compro a carne no talho do bairro, escolho a carne que quero picar (porco e vaca) peço para juntar um chouriço também picado para dar mais sabor e depois é o senhor que me faz tanto os hamburgueres como as almôndegas. Penso que ele quando as está a moldar usa um pouco de farinha que acaba por engrossar o molho quando as estufo. Ficam mesmo muito boas. Beijo

    ResponderEliminar
  5. Quando compro carne picada faço sempre almondegas para congelar, bolonhesa e hambúrgueres. É muito prático e para mim não pode ser de outra maneira. Junto sempre uma gema de ovo e passo-as por farinha de milho quando as estou a moldar.
    Beijinhos
    Aida Lopes

    ResponderEliminar
  6. Boa sugestão,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  7. Uma duvida. Agora que se fala tanto nos problemas das carnes picadas (embora ainda sabado comprei... mandei picar na hora e trouxe para fazer esparguete a bolonhesa), é correcto congelar carne picada crua? curiosamente, não sei porque, tinha ideia que não. Será?

    ResponderEliminar
  8. É sempre um risco nós congelarmos carne crua ou peixe, porque as nossas arcas, não estão preparadas para congelar, mas para conservar os produtos que compramos já congelados. tudo que é para congelar deve ser congelado muito rapidamente, o que não acontece com as arcas domésticas. Espero ter ajudado. Por vezes poupamos por um lado e estragamos pelo outro.

    ResponderEliminar
  9. Oi Joana, que interessante. Sempre usava ovo e farinha de rosca (não sei como é chamada em Portugal) para fazer as almôndegas. Aproveitei sua dica e fiz somente com a carne e temperos e ficou ótimo, obrigada por compartilhar. Também gosto muito de usar esses pacotes para congelamento. Congelo carnes, polpa de frutas, economiza bastante espaço no freezer.

    ResponderEliminar