quinta-feira, 12 de novembro de 2015

O que fazer com isto? ( Cabeça de Peixe)


Cá por casa ninguém é muito fã de cabeça de peixe. Nos peixes mais pequenos, que comemos grelhados ou no forno, o desperdício é pequeno, até porque aproveitamos melhor, mas o que fazer quando compramos um peixe grande, inteiro, que pedimos para cortar à posta e que nos dá para duas ou três refeições. O que fazer à cabeça, quando ninguém gosta propriamente dessa parte?
O “problema” não é problema para mim há já algum tempo, pois acabei a dar um novo aproveitamento às cabeças destes peixes, quando os compro.
As postas são preparadas das mais variadas maneiras, nas diversas receitas. E as cabeças, passaram também a serem transformada numa refeição. afinal, aquilo que supostamente ninguém gostava também é transformado numa bela refeição.



Agora, quando há uma cabeça de peixe, grande e suculenta, tudo começa na panela.
Água, sal, pimenta e umas aromáticas como salsa, louro e até cebola, cenoura ou rama de alho francês, consoante o que houver em casa. Cabeça de peixe lá para dentro até estar cozida.
Depois retira-se a cabeça e deixa-se arrefecer e coa-se o caldo. Depois, limpa-se a cabeça de peles e espinhas e separa-se a “carne” que a cabeça tem. E acreditem que é muita e muito saborosa.
O caldo pode servir para uma sopa de peixe, uma base de arroz ou risoto de peixe à qual se pode e deve juntar o peixe que separamos da cabeça.
E esse peixe pode servir para  que quiserem; sonhos, pataniscas, recheio de crepes e rissois caseiros, para juntar na sopa de peixe, juntando porque não um pouco de camarão, para fazer uma mansinha de peixe desfiada….

Também aproveitam assim as cabeças de peixe? Ou são das que não sabiam o que lhes  fazer?

E com pouco se faz muito. E nada se desperdiça.

10 comentários:

  1. Aqui em casa tbm é assim!!Muito boa ideia..obrigada!!

    ResponderEliminar
  2. Para além das sugestões aqui apresentadas também costumo utilizar as cabeças para fazer um empadão de peixe e, sempre que a quantidade se revela insuficiente, adiciono ovos cozidos.

    ResponderEliminar
  3. às vezes aproveito até as cascas para cozer em água e fazer caldo para sopas e açordas!

    ResponderEliminar
  4. Tb faço isso e aproveito para algumas refeições com massa, em sopas, com arroz e costumo temperar tb com o que há em casa.Quem não gosta muito nem sabe o que come e diz que está muito saboroso. Beijocas Anabela Medeiros

    ResponderEliminar
  5. Adoro sopa de peixe com os restinhos. :)

    ResponderEliminar
  6. Costumo fazer sopa de peixe com a cabeça. Fica excelente!

    ResponderEliminar
  7. Costumo fazer um refogado com cebola, pimento vermelho,alho e louro. Quando a cebola já está cozinhada acrescento àgua quente e cozo a cabeça do peixe. Retiro a cabeça para tirar a "carne" e depois faço farinha de pau com tudo sem coar a água.

    ResponderEliminar
  8. Tenho o costume de comprar peixes grandes (garoupa, perca, Corvina, etc) que depois peço para cortar em postas e cada peixe dá para várias refeições. As cabeças são aproveitadas para pratos tipo massada, ou arroz de peixe ou sopa de peixe. São pratos em que uso tanto o peixe como o caldo da cozedura.

    ResponderEliminar
  9. lá em casa a cabeça de peixe (em particular salmão) costuma transformar-se numa óptima tarte com massa filo, alguns vegetais e queijo feta.

    ResponderEliminar
  10. lá em casa a cabeça de peixe (em particular salmão) costuma transformar-se numa óptima tarte com massa filo, alguns vegetais e queijo feta.

    ResponderEliminar