terça-feira, 6 de maio de 2014

O que fazer com um saco de cebolas greladas?

Esta foi a pergunta que eu fiz quando o meu avô me deu para a mão um saco com cebolas greladas. “Estavam-se a estragar. Leva-as e utiliza-as nos teus cozinhados.” Ok. Eu levo as cebolas, mas até eu as gastar todas ainda vão grelar mais, foi o que pensei.
Mas a ideia da minha mãe foi a melhor. Pica-as e congela-as para ires utilizando nas sopas e refogados e estufados. Pois, isso era mesmo o que eu estava a pensar fazer. Até já nem era a primeira vez que o fazia… E assim vim para casa com um saco cheio de cebolas.
Ao começar a prepará-las (sim, para congelar, que mais havia eu de fazer…) dou conta que a maior parte das cebolas eram roxas. Ora bem, já sei que fazer: compota de cebola roxa para depois usar em pastelinhos de massa folhada ou filo com queijo de cabra. Ou para usar em pizzas, ou como acompanhamento de magret de pato, ou com patê e tostinhas, ou com queijo camembert no forno…. Ideias não faltam para usar compota de cebola roxa.
Assim fiz mais com mais de um quilo de cebolas roxas. Uma compota usando esta receita: http://paracozinhar.blogspot.pt/2010/11/compota-de-cebola-roxa.html
E, de tantas cebolas fiquei com dois frascos de compota para depois usar conforme a imaginação ditar.
E com as restantes cebolas… olhem estão no frigorífico, Afinal são só quatro. Certamente que as uso até ao final da semana.
Outras sugestões para as cebolas greladas? Aproveitar como ou em quê? Ideias são sempre precisas.

12 comentários:

  1. Olá Joana, e não conseguiu aproveitar os grelos? Eu costumo usálos como se fossem cebolinho (+-), picados nas omeletes~, p ex.

    Bjoca
    Cristina

    ResponderEliminar
  2. Aproveito o blog para lhe deixar um enorme obrigada pelo livro "O que faço para jantar?"! Só agora estou a ter oportunidade de o ler de fio a pavio :) Ideias, dicas, receitas maravilhosas!!! Bjinhos e obrigada, mais uma vez.

    Maria João.

    ResponderEliminar
  3. Amei a sugestão, assim consigo poupar mais. Excelente. Obrigada :-)
    Beijinhos
    Priscila, Ideias com Amor ♡

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana há muito que conheço e admiro o seu trabalho. Amei a ideia de poupança eu também tou sempre a ver maneiras de poupar tudo =) Se quiser dê um espreitadela http://maesaprovadecrise.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana,
    Eu também congelo, picada ou em meia lua.
    Mas adorei a sugestão da Cristina em utilizar a parte grelada como se fosse cebolinho... de certeza que picada também dará para congelar, não?
    Eu por acaso não tenho esse problema das cebolas grelarem porque as guardo sempre no frigorifico (costuma ser pouca quantidade), e lá duram bastante tempo e a outra vantagem é que quando as tiro de lá não me fazem chorar tanto.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  6. Ola! Eu costumo fazer cebolada e depois congelo pequenas porcoes. Quando preciso e' so' descongelar a quantidade necessaria.

    ResponderEliminar
  7. Ahah imaginação é coisa que não falta...otima sugestão (:

    http://armariodafrancisca.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Having read this I thought it was rather informative.
    I appreciate you taking the time and effort to put this information together.
    I once again find myself spending a lot of time both reading and posting comments.
    But so what, it was still worthwhile!

    Take a look at my web blog: Judy Neinstein

    ResponderEliminar
  9. Obrigada por partilhar essa informação, é uma óptima sugestão :)

    ResponderEliminar
  10. Eu quando abro uma cebola corto-a toda, o que sobrar vai para o congelador. Vou fazendo por usar as que estão por abrir primeiro, deixando apenas 3 ou 4 dando margem para poder ir comprar mais, e vou usando as outras nas sopas, principalmente. Assim não chegam a grelar, e eu compro muita cebola de cada vez. ;)

    ResponderEliminar
  11. Milou Vaz Álvaro, Gostei destes comentários afinal eu tb faço assim. E se não preciso da cebola toda congelo o restante para outra refeição ou até mesmo para a sopa.

    ResponderEliminar