quinta-feira, 10 de abril de 2014

No quarto do Zé Maria…

Decorar o quarto de um bebé, para quem opta ter um quarto de bebé, não tem de ser uma opção assim tão cara. Como sabem cá em casa somos enormes fãs do IKEA, e o quarto do Zé Maria foi integralmente decorado com móveis IKEA, com exceção do cadeirão de “amamentação” que foi herdado do quarto de solteira da minha mãe, e antes morava no quarto da minha irmã.
Mas além dos móveis, há sempre pormenores decorativos que fazem a diferença. Além da enorme árvore pintada a parede do quarto do Zé, onde colocamos quadros com algumas recordações, como a primeira roupa, as primeiras botinhas, a primeira chucha, a pulseira da maternidade e a pinça do cordão umbilical, a minha outra “decoração” favorita é a parede dos livros.
Além de ser decorativa tem também uma função de organizar os primeiros livros dele. São 4 pequenas “estantes” IKEA, que na verdade não são estantes, mas sim prateleiras para quadros (http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/50152595/) , mas são perfeitas para os livros infantis que lhes vamos comprando ou que lhe vão oferecendo. A prateleira não tem muita profundidade, mas mesmo assim ainda leva dois ou três livros sobrepostos.
Uma solução que eu acho muito gira, porque trás imensa vida e cor ao quarto, para além de ser funcional e muito decorativa a um custo relativamente baixo.
Quanto aos livros… Tenho a dizer-vos que nós nunca compramos um brinquedo ao nosso filho. Afinal todas as outras pessoas o enchem de brinquedos….No natal oferecemos-lhe alguns dos livros que podem ver, e além disso, de cada vez que ele faz um mês, eu compro-lhe sempre um livro. Cada livro que lhe compramos tem uma dedicatória especial, personalizada, escrita por mim ou pelo pai. É uma biblioteca de memória futura. Tenho a certeza de que enquanto for pequeno nunca perceberá muito bem as dedicatórias que lhe escrevemos, mas espero que à medida que for crescendo perceba o significado de cada uma delas e que fique para sempre com essa recordação e essas palavras dos pais que o desejaram tanto. Fazemos também questão que todos os livros que lhe são oferecidos tenham uma dedicatória especial, tal como as que lhe escrevemos.
Uma ideia decorativa (personalizável e pessoal) que partilho com vocês. Espero que gostem da sugestão.

11 comentários:

  1. É a primeira vez que comento o blog, por isso aproveito para lhe dar os parabéns pelos blog´s e pelo Zé maria, estou gravida de quase 5 meses e por isso tenho lido com muita atença o todos os post dobre o pequeno zé maria, e já tinha pensado nesta ideia para os livros só não sabia que prateleiras comprar (agora já sei). Continue a partilhar as aventuras e ideias para o seu filhote que as mamãs e as recém mamãs adoram!

    ResponderEliminar
  2. É uma boa ideia.:)

    beijinhos,
    viagemdoceviagem.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. cara joana,
    por cá também habita um pequenote tão desejado como o vosso (mais crescido já com 30 meses) adora livros desde que se começou a sentar. e histórias são lidas desde que nasceu, reparei nos vários livros da planeta tangerina, espero que não deixe escapar os da kalandraka e da oqo.
    felicidades

    ResponderEliminar
  4. parece mas não é publicidade, têm histórias absolutamente maravilhosas.

    ResponderEliminar
  5. Fiquei com vontade de ver a árvore e a parede de lembranças também ;) As prateleiras cheias de livros estão lindas.

    ResponderEliminar
  6. Que boa surpresa ver a fotografia deste post!
    Adoro a vossa ideia dos livros sem dúvida!
    Beijinhos da menina do livro amarelo, que ficou de sorriso de orelha a orelha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui? Que boa surpresa!!! :D Beijinhos ao mister S. e aos filhotes!

      Eliminar
  7. Querida Joana,
    obrigada por tudo!
    Cada post teu é uma inspiração!
    O carinho que partilhas no teu dia-a-dia com os teus e com os leitores dos teus blogs é maravilhoso!
    És a prova que quando as coisas são feitas com amor tudo é possível.
    Obrigada por todos os dias tornares o meu dia melhor!
    Muitas felicidades para o Zé Maria e para ti e todos os que amas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Fico feliz por dares livros ao teu filhote, acho que os miúdos hoje em dia lêem muito pouco e sinto q é pq os pais ñ lhes incutiram o gosto pela leitura desde pequenos! Não sou mãe, mas tds as prendas infantis q dou englobam roupa, livros os jogos didácticos, os brinquedos para lá ficam e depois deixam de lhes ligar, além disso tanta gente lhes dá brinquedos, q prefiro oferecer algo diferente :) Bjinhos e boas leituras :)

    ResponderEliminar