quarta-feira, 6 de março de 2013

Consumir Produtos da Época

Quando se fala em controlar o nosso orçamento com a alimentação, uma das coisas que mais se fala e ouve falar, é acerca de consumir os produtos da época (e nacionais!!) que, de uma maneira geral são as escolha mais baratas.
Mas o que é muitas vezes difícil é saber exatamente quais são os produtos da estação, uma vez que os supermercados e até os mercados estão cheios de outros produtos “fora de época”.
Segue uma pequena lista que poderá ajudar a escolher os produtos da estação. E assim, não só poderemos estar a consumir mais barato, mas também de uma forma mais sustentável. E claro, consumir o que é nacional!

Janeiro e Fevereiro:
Maçã, pera, romã, citrinos (laranja, tangerinas, clementinas, limões)
Couves (de todos os tipos), grelos e espigos, acelgas, espinafres, nabo, alho francês

Março e Abril:
Maçã, pera, citrinos, morangos
Couves (de todos os tipos), espinafres, acelgas, nabo, agrião, brócolos, pepino, alho francês

Maio e Junho:
Maçã, cerejas, ameixas, morangos, alperces, pêssegos, laranja, nêsperas
Espinafres, Espargos, agrião, pepino, brócolos, rabanetes, ervilhas frescas, courgette, alface, favas, batatas novas, pimento

Julho e Agosto:
Alperce, cerejas, ameixas, figos, morangos, framboesas (e outros frutos vermelhos), pêssego, melancia, melão, meloa
Alcachofras, feijão verde, favas, brócolos, courgette, pepino, alho francês, tomate, ervilhas, batata nova, espinafres, beterraba, alface, pimento

Setembro e Outubro:
Damascos, ameixas, figos, romã, frutos vermelhos, limão, pêssego, laranja, clementinas, maçã, marmelo, uvas
Feijão verde, favas, beterraba, brócolos, courgette, pepino, alho francês, alface, abóbora, milho, tomate, agrião, batatas, pimento

Novembro e Dezembro:
Romã, Laranja, clementinas, maçã, marmelo, limão
Beterraba, brócolos, couves várias, alho francês, batatas, abóboras, espinafres, nabo

9 comentários:

  1. sou adepta desta ideia já há bastante tempo. na minha casa só se come feijão verde ou ervilhas quando há na horta, e tentamos ao máximo só consumir fruta da época, até porque é a melhor e a mais saborosa! não há nada como ir à praça de rua em pleno Verão e olhar todas aquelas cores e cheiros maravilhosos, tudo acabadinho de colher...

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelos post. Não tinha noção!É importante estarmos informados sobre estas coisas, ajuda imenso nas compras, alimentação e para a própria produção. De preferência nacional :)

    http://qaoquadrado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Apenas uma ajuda complementar, disponível no site da DECO:
    http://www.deco.proteste.pt/alimentacao/produtos-alimentares/dicas/fruta-legumes-epoca-ideal

    Cá em casa somos fãs dos cabazes do PROVE (www.prove.com.pt). Sempre com produtos da época e a preços muito interessantes.

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Excelente dica!
    Muito obrigada.

    http://nasfasesdalua.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Adorei! Sou seguidora assídua, aliás acabei de fazer um post sobre os preços abusivos dos carros no país, vale uma visita, obrigada!

    http://lolametzarola.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. Tenho uma tabela na parede da cozinha com os produtos hortícolas/frutícolas de cada época q recortei duma revista Visão :) Ajuda sempre :) Bjinhos e thanks pela info!

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pelas dicas!!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Ora viva!
    A ideia de consumir produtos da época fica muito mais barato, além de que os produtos têm menos fito- fármacos.
    Gostaria de sugerir algumas coisitas... não me leva a mal... mas há coisas que estão fora do sítio do ano... por exemplo é sabido que favas "maio as dá, maio as leva", logo o mais certo será encontrar em Maio, o mais tardar até junho, sendo que depois já têm conservação...
    Maçã e pêra em Março/abril/maio, só se for mesmo aí para o sul... O máximo conservam-se até Janeiro as apanhas mais tardias (apanhas desde Junho)... A Macieira que tenho que dá em Junho, este ano nem ainda tem flor... Repare que em Setembro o preço da maçã/pêra cai... é porque ainda estão no mercado a do ano anterior, e os armazens começam com a nova colheita...
    Pepino, por aqui em Abril também não há... só se forem estufa, mas percebi que não é isso que se pretende, ou estarei enganada?
    Em falta, estarão os frutos secos(finais de Agosto): castanhas, nozes, amêndoas, avelãs...
    E a sua horta como está?

    ResponderEliminar
  9. Vou já fazer uma tabela toda pipocas com estes alimentos para colocar em lugar bem visível na minha cozinha! Obrigada pela informação.

    http://montradedescontos.blogspot.pt

    ResponderEliminar