quinta-feira, 17 de maio de 2012

O que fazer às coitadas das bananas...

Se há fruta que anda a rebolar pela fruteira, são as bananas. Já lá vai o tempo em que estas eram das minhas frutas favoritas, e o M. também não lhes acha muita graça. Cá por casa não há crianças e portanto só se comprar bananas de vez em quando e quase sempre para fazer bolos, batidos, gelados e afins.
Acontece que andava com vontade de fazer um bolo de banana e chocolate e coloquei as bananas na minha lista de compras. Acontece também que ao ir fazer compras as bananas estavam em promoção, e eu logo me lembrei de comprar uma quantidade maior e de as congelar para mais tarde utilizar nos batidos, para fazer um gelado delicioso de banana que adoramos e também o tal bolo.
Lá vieram as bananas cá para casa. A maior parte foi logo congelada em saquinhos para os ditos batidos e gelado (que consiste em triturar banana congelada no robot de cozinha e juntar, se gostarem, pedacinhos de chocolate ou um pouco de manteiga de amendoim - ou ambos - e comer logo de seguida!).
Os batidos de verão são óptimos feitos com fruta congelada, e o gelado de banana é feito mesmo assim, com as bananas previamente congeladas, portanto tudo saiu como planeado. Acabei foi por não fazer o bolo de banana e chocolate, mas deixei as ditas na fruteira à espera de serem consumidas. Os dias foram passando e as bananas lá ficaram sem que ninguém lhes tocasse. Estavam num ponto que não poderiam esperar muito mais. Ainda me passou pela cabeça congelar mais umas doses de banana, porque entretanto me passou a vontade de fazer o bolo de banana, ou o bolo de banana e chocolate ou ainda o pão de banana da hummingbird. Mas, depois lembrei-me de uns queques de banana e canela. Fiz, levei alguns aos meus pais e irmã e os restantes congelei. Para assim, aos poucos e poucos retirar e ir comendo conforme a vontade sem deixar nada estragar.
Portanto há muito que fazer às bananas que ficam esquecidas na fruteira: bolos, queques e batidos é o habitual. Congelar em saquinhos para utilizar em qualquer altura num batido ou para fazer este gelado ultra rápido e saboroso é que não sei se sabiam... por isso aqui fica a partilha.
Agora já sabem que mais podem fazer às bananas sem as deixar estragar!

14 comentários:

  1. Eu também costumo aproveitar bem as bananas!
    E ainda há aqueles bolos que se fazem com a casca.. nada se estraga eheh

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bolos com a casca? Nunca tinha ouvido falar, fiquei curiosa! :)

      Eliminar
  2. Também costumo fazer o gelado de banana, é Bimby com ela congelada, e em segundos temos um gelado delicioso, e saudável! ;)

    ResponderEliminar
  3. Adoro bananas! Minha mãe fazia uma cuca de banana com canela que era um sonho!
    Um grande bj

    ResponderEliminar
  4. Aqui em casa banana é um sucesso! Quando minha esposa quer fazer uma receita, é comprar e preparar, se ela for pra fruteira, já era! [risos]
    Bom final de semana!
    Abraços.

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    Convido para que leia e comente “A DESPEDIDA DE TEDDY LOMBARD” no http://jefhcardoso.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Estou a achar este blog cheio de dicas interessantes!
    Gostava de saber como é que se congela a banana!
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  6. Também costumo congelar fruta para fazer batidos e gelados ou até para alguma sobremesa. Aproveito sempre que está em promoção para trazer mais quantidade e congelar.

    Agora lembraste-me que já não tenho nenhum bolinho congelado. Tenho de fazer que o maridão é um guloso :)

    Bjs
    Anabela

    ResponderEliminar
  7. Adorei o blog, adorei a dica da sobremesa
    Estou seguindo, conhece meu blog e se gostar segue =]

    http://www.extremamentevaidosas.blogspot.com.br

    kiss

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Ontem foi a primeira vez que visitei o teu blog e imagina, como a minha mãe tinha umas bananas que andavam já abandonadas pela fruteira decidi experimentar a tua receita de Muffins de chocolate e banana, ficaram simplesmente deliciosos! Super simples de confeccionar e o tempo de cozedura foi bastante rápido...e assim as bananitas tiveram um destino bem mais feliz! Ehehe.
    Vou postar as fotos dos muffins no meu blog, se quiseres passa lá para veres o resultado :)

    Beijinhos
    Ana

    http://sashinhasossegadinha.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. vou seguir sem dúvida, dá sempre jeito idéias destas :)

    passa pelo meu http://artemispot.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Adorei saber que, sem querer, já faço sempre disto! Congelo a banana, guardando-a para fazer queques de banana! Embora, sem canela, porque não sou fã :) é uma excelente dica. Eu utilizo a junção da banana na velha receita do bolo de iogurte, fica espectacular!

    ResponderEliminar