terça-feira, 5 de julho de 2011

Dos Saldos e outras Promoções

Já devem ter reparado que poucas são as lojas que não anunciam promoções e descontos nesta altura do ano. Algumas até com promoções que vão até aos 70%.
Como sou prevenida (e o meu orçamento doméstico contempla sempre um determinado valor para prendas de aniversário, natal e outros durante o período de saldos) já comecei a fazer algumas compras. Cá em em casa já moram prendas de aniversário para oferecer até ao final do ano (as listas de aniversário são óptimas nesta gestão!), os primeiros cestos para os cabazes de natal deste ano e também alguns mimos para oferecer no natal. E se questionam os talões de troca, basta avisar ao pagar quando é para oferecer que alteram as datas. Fizeram-me isso em todas as prendas de aniversário.
Ainda não está tudo comprado. Faltam-me ainda algumas prendas, principalmente para crianças, mas espero encontrar o que pretendo enquanto ainda há alguma escolha.
Pessoalmente acho uma óptima maneira de gerir orçamentos e de comprar coisas melhores (ou as mesmas coisas mais baratas) com o saldo disponível.
Se ainda não fazem o mesmo, porque não experimentar?

20 comentários:

  1. Olá bom dia,
    Muita boa dica.
    Eu faço isso com os brinquedos para os mais novos quando eles estão com 50% em cartão no Continente. Dá um jeitaço!!!
    Mas não tinha pensado nos outros...
    Obrigada!!

    ResponderEliminar
  2. faço sempre isso! compro sempre coisas nos saldos para dar ao longo do ano e no natal! ;)

    ResponderEliminar
  3. Tb tento aproveitar as promoções e saldos a pensar, ñ só em mim, mas tb nos outros a qeum dou nos aniversários e Natal.

    ResponderEliminar
  4. Adorei o teu blog, se puderes passa no meu
    http://diariodeumashopaholic.blogspot.com/
    Chamo-me Paula e sou compradora de acessórios na Salsa Jeans.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. ahahahh alguem como eu!!!! =) estou feliz!

    ResponderEliminar
  6. E o que se poupa não oferecendo nada! Enquanto houver dinheiro, continuaremos a achar que natal e aniversário são épocas de dar prendas com as quais ficamos bem vistos. Não esqueçamos que os tempos que aí vêm exigem que poupemos TODOS os cêntimos. E se formos afortunados a ponto de tê-los a mais, então ajudemos quem precisa.

    ResponderEliminar
  7. ola boa tarde. parabens pelo blog. tenho 48 anos, 4 filhos e um marido, e 3 gatos. trabalho fora de casa desde solteira e tenho conseguido manter alguma organizaçao na nossa vida. queria partilhar aqui uma dica que me parece boa: para poupar no gasto com o detergente da roupa, compro no lidl o detergente para lavar os tapetes da cozinha e das casas-de-banho :)
    sim, tenho um blog onde poderia partilhar esta informaçao, mas este aqui é muito mais visitado :) beijinhos
    eduarda maria

    ResponderEliminar
  8. Não partilho da opinião da Joana Maravia, mas é uma questão só de convicção. Eu, por ex. adoro presentear alguém... Especialmente com uma "bela" refeição, uma costura, umas compotas ou outros aproveitamentos, tudo com a marca "feito em casa" - e acima de tudo presentear com amor e dedicação aos outros, começando em casa! Qd. há mais oportunidades económicas é excelente a dica das promoções e saldos, para comprarmos para nós e darmos aos outros, não para "ficarmos bem vistos", mas porque queremos e gostamos! Além do mais, claro que temos de poupar, mas se não comprarmos nada, o que vai ser da nossa economia? Ainda mais recessão? Sejamos cautelosos, mas tenhamos um discurso mais positivo e otimista! Portugal agradece!

    ResponderEliminar
  9. Como é que se consegue que alterem as datas para trocas. Se comprar agora para oferecer no Natal, a colecção já é diferente. As lojas trocam? Já agora gostava de saber como é que faz, porque realmente há coisas ótimas para oferecer com bons descontos. Por exemplo, consegue fazer isso nos saldos da Zara Home?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana!!
    Graças às suas dicas e boas ideias também já comecei a comprar prendas de Natal antecipadamente nos saldos de Janeiro e, em especial, nesta época de promoções de Julho... já guardo algumas... como consegue que alterem as datas dos talões?? as lojas não reclamam por serem prendas de Natal??
    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Pois eu sou da mesma opinião da Joana, acho que a maioria da população portuguesa ainda não compreendeu que é necessário mudar mentalidades e comportamentos. Não podemos continuar a oferecer presentes no Natal a toda a gente, devemos reduzir apenas às crianças. Está na altura de pensar que 50% do nosso subsídio de férias vai à vida! Pois eu devo pensar assim porque na minha conta a redução já canta desde Janeiro!

    ResponderEliminar
  12. Já acompanho os blogs da colher de pau há dois anos.

    Porque não poupar numa escala um pouco maior?
    Estou de abalada para o estrangeiro e tenho bons móveis e electrodomésticos (grandes e pequenos) à venda, em óptimo estado.
    São óptimas oportunidades para quem precisa de trocar ou adquirir coisas sem ter de pagar tanto por elas.

    Vejam mais detalhes e preços em:
    http://ascoisasficam.blogspot.com/

    Obrigada.

    ResponderEliminar
  13. Olha, é uma optima ideia!!!!! Com a crise que está tenho cá para mim que este ano vou fazer isso. Vou elaborar listinha e ver o que posso fazer, ainda vou a tempo porque saldos mesmo so começa dia 15 :)

    Olha, como gostas de poupar em diversas frentes, tal como eu, talvez gostes do meu post de hoje :) http://desabafosecoisas.blogspot.com/2011/07/querem-ganhar-uns-trocos-extra-sem.html

    ResponderEliminar
  14. Cara Joana:

    Claro que a melhor maneira de poupar é simplesmente não gastar. Mas, para mim, tanto o Natal como os aniversários são alturas de oferecer algo a quem gostamos, seja alguma coisa útil comprada numa loja, sejam os mimos feitos por nós (e se segue o blogue já deve ter reparado que é isso que costumo fazer!)
    Comprar nos saldos permite comprar o mesmo artigo por menos dinheiro. Mas esta é apenas a minha opinião e a minha maneira de ver as coisas. E é isso que aqui é partilhado: ideias, sugestões e dicas que podem ajudar as pessoas a gerir e organizar melhor as suas vidas. O que devemos amealhar, como devemos amealhar e o que devemos não comprar compete apenas a cada um decidir.
    Mas o que seria da economia portuguesa no meio de toda esta crise, se as pessoas simplesmente deixassem de consumir...

    Ao Anónimo:

    Quanto à possibilidade de alterarem as datas nos talões de troca das compras dos saldos, muito simplesmemte pergunto na caixa se é ou não possível. Digo quando é para oferecer e se é possível ou não alterar a data. Depende das lojas, mas perguntar não custa. Na Zara Home apenas costumo comprar os cestos para os cabazes ou outras pequenas coisas que não precisam de talão de troca, por isso não sei se o fazem ou não.

    Silva:

    A quem devemos ou não oferecer prendas de natal ou de aniversário depende de cada um de nós. Não pode nem deve haver uma regra que diga que só se pode oferecer às crianças, ou aos pais, ou aos irmãos. Cada um deve ser livre de fazer o que acha mais correcto e de acordo com as suas possibilidades. O problema é que a maioria compra acima do que pode ou devia poder pagar... No entanto acho que aquilo que oferecemos tem sempre muito mais significado se for um miminho feito por nós, e por isso é que gosto de oferecer compotas, bolachinhas caseiras e miminhos deste género feitos em casa, com amor e de baixo custo.

    ResponderEliminar
  15. talvez ao invés de comprar cestas (ainda que em saldo) pudesse apelar à reciclagem de embalagens já existentes em casa. Não só é bom para o ambiente como para a carteira. E ainda mais bonito era pegar no dinheiro das cestas e dá-lo a uma instituição de caridade.

    ResponderEliminar
  16. Cara Sara:

    As cestas, para além de servirem como embalagem para o cabaz de natal, servem depois outros propósitos: cestas de pão, cestas para guardar bijuterias, ou pequenos artigos de casa de banho..
    Quanto à reciclagem de embalagens, creio que não deve acompanhar o blogue e nunca deve ter reparado que faço também isso com as embalagens das compotas, com a reutilização das latas para colocar bolachinhas, e o ano pasasado utilizei tecidos que a minha avó me deu para fazer sacos para colocar os cabazes.
    Diga-me lá onde é que o ambiente fica a perder.
    E quanto às instituições de caridade, a leitora não sabe, mas olhe que se todos fizessem como eu, o mundo seria um lugar certamente melhor!

    ResponderEliminar
  17. Que 2mau astral" num blog com tão boas energias!!!
    Só posso desculpar estes comentários venenosos, porque as pessoas estão mesmo mal de finanças, e nem me falem nisso porque não recebo à dois meses...
    Mas o que é que têm a ver com as prendas que os outros dão?
    Não sou a favor do consumismo, mas se ninguém comprar nada, onde vão para os funcionários do comércio? Ao desemprego e às instituições de caridade...
    E para além do mais acho uma grande injustiça para com a Colher-de-pau, que já me ajudou a poupar nas prendas de natal porque passei a dar "Feito em Casa". e tem sempre boas dicas de economia doméstica. Quem segue os blogues dela sabe disso...
    Mais uma vez parabéns pelos seus blogs.
    Sara

    ResponderEliminar
  18. Claro!
    Comprar no Verão para o Inverno e no Inverno para o Verão (com algum exagero, claro).
    Bem visto!!!

    ResponderEliminar
  19. Olá!

    Antes de mais gostaria de te dar os parabéns pelo teu blog. Gosto de acompanhar as dicas e informações que partilhas com todas as tuas leitoras. Têm sido muito úteis!

    Tenho uma questão a colocar-te, relativamente a este artigo que escreveste: como consegues alterar as datas dos talões? Podes dar alguns exemplos de lojas que fazem isso?

    Bjs

    ResponderEliminar