quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2009

Lista de Compras - Os Básicos

Já várias vezes me perguntaram o que é que eu considero os básicos numa cozinha. É uma pergunta um pouco difícil de responder. Depende muito se a pessoa cozinha ou não cozinha habitualmente, se faz coisas mais simples ou mais elaboradas, se gosta de fazer doces e sobremesas e, obviamente, depende do nosso gosto pessoal e da nossa família.
E depende muito daquilo que se entende por básicos. Esta lista é para mim a base da minha despensa, frigorífico e arca congeladora. A estes básicos que tenho sempre em casa, é só acrescentar os legumes e frutas frescos, a carne e o peixe. São os essenciais da cozinha, a base de qualquer refeição, e a base que nos permite cozinhar mesmo naqueles dias em que dizemos que não temos nada em casa para comer.
Esta lista facilita-me também na hora de ir às compras. Apenas verifico se me falta, ou se está a acabar algum básico, acrescento a carne, o peixe, a fruta e os legumes para a semana e. por fim, acrescento os produtos de higiene e limpeza, se necessário.
Partilho então esta lista que, creio, se adapta a quase todas as pessoas. Os tópicos a vermelho, são bens que eu, pessoalmente considero básicos, mas que podem não ser essenciais a todas as pessoas.
Qualquer acrescento ou reparo à lista será bem vindo.

Lista de Básicos de Cozinha:

Azeite
Óleo
Sal de cozinha
Sal fino
Flôr de Sal
Especiarias (Pimenta, cominhos, cravinho, acafrão, gengibre, curcuma, caril, canela em pó, pau de canela, louro, malagueta seca, colorau, noz moscada, cardamomo, .....)
Ervas Secas (oregãos, mangericão, tomilho, alecrim, ervas da provença, ...)
Vinagre de vinho branco
Vinagre de vinho tinto
Viangre balsâmico
Vinagre de cidra
Caldos (cubos de caldo de galinha e de legumes, ...)
Tomate pelado
Polpa de tomate
Atum
Cogumelos (de lata ou congelados
Milho Doce ( de lata ou congelado)
Salsichas Tipo Hot Dog
Molho pesto
Feijão seco e/ou de lata (vermelho, frade, manteiga, preto, branco, ...)
Grão de bico seco e/ou de lata
Lentilhas
Azeitonas
Pickles
Mostarda de Dijon
Condimento de Mostarda
Maionese
Ketchup
Molho de soja
Molho Inglês
Piri-piri
Tabasco
Tomate Seco
Chutneys e Achar
Compotas (morango, pêssego, frutos vermelhos, ...)
Massas (esparguete, espirais, talharim, fetuccini, penne, macarrão, farfale, pontinha, .....)
Arroz (agulha, basmati, vaporizado, carolino, integral, selvagem, ...)
Arroz para Rissoto
Cuscus
Polenta Instantânea
Frutos secos (miolo de amêndoa, de nozes, pinhões, avelãs, passas, alperces, ameixas, ...)
Sementes (sêsamo, papoila, girassol, ...)
Vagem de Baunilha
Fermento em pó
Levedura seca
Bicabornato de sódio
Farinhas (Trigo com e sem fermento, Maisena, milho, integral, ...)
Essência de baunilha
Açúcares (acúcar branco, amarelo, em pó, mascavado, demerara, ....)
Adoçante ou Hermesetas
Gelatina neutra em folhas ou pó
Gelatinas
Leite condensado
Leite de Côco
Mel
Côco ralado
Caramelo líquido
Bolacha Maria
Palitos la Reine
Chocolate de culinária
Chocolate em pó
Cacau em pó
Café e descafeínado
Chás a gosto
Mistura solúvel para o Leite
Natas (normais, magras, de soja, ...)
Molho bechamel
Leite (magro, meio gordo, ...)
Cereais de Pequeno Almoço
Flocos de Aveia
Ovos
Manteiga e/ou margarina
iogurtes (naturais, aromas, pedaços, grego, .....)
Croutons
Pão ralado
Tostas
Bolachas de água e sal ou Cream Crackers
Patês
Queijo fatiado + fiambre (ou outras carnes) - para sandes
Pão (fresco, de forma, .....)
Cubinhos de bacon
Queijos para cozinhar (requeijão, mozarella, parmesão, brie, mascarpone, queijo- creme, queijos ralados para pizza, ...)
Batatas
Alhos
Cebolas
Legumes congelados (ervilhas, espinafres, abóbora, couves de bruxelas,...)
Salsa e Coentros
Batatas congeladas (noisette, pré fritas, ...)
Pizzas Congeladas
Miolo de Camarão
Delícias do Mar
Gelado de Nata ou de Baunilha
Frutos vermelhos congelados
Bebidas (Água das Pedras, sumos, refrigerantes, ...)

13 comentários:

  1. Gostei de ver a tua lista dos "essenciais". É que os teus Vermelhos também são favoritos cá em casa, excepto alguns, poucos...Só nos cafés é que aboli o Descafeinado desde que soube que para o descafeinar é usado um produto cancerígeno; assim, é preferível tomar um café mais fraco e nunca um descafeinado.(Confirmado pelo Bioquímico da família, o Filho).Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  2. Grande lista......mas tb costumo ter a maioria das coisas que colocaste na lista.
    Só que vista de uma vez só, parece enorme
    Obrigada
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Este blog, só tem boas ideias. Também faço lista quando vou ao supermercado, mas só com o que tenho de comprar, e depois esqueço-me sempre de alguma coisa.

    ResponderEliminar
  4. Olá!

    Hoje tive a sorte de conhecer os seus blogues, e devo dizer que temos em comum o gosto pela cozinha! Nunca há preguiça, quando se trata de pegar numas colheres de pau... Aliás, de facto, é mesmo o meu momento de relaxe. Quanto às poupanças, as nossas avós e mães eram feitas da mesma "massa"... Sobretudo ensinaram-nos que é bom ter dinheirinho no bolso para uma emergência!!

    Já agora dou uma sugestão para poupanças nos dias que correm... Eu trabalho a 100Km de casa, e para não gastar dinheirinho em restaurantes e afins deixo sempre o almoço feito em casa para o meu marido, e está claro, levo a marmita com o que sobrou do jantar do dia anterior... é que 6 euros vezes duas pessoas por dia, vezes uma média de 20 dias de trabalho por mês dá ao final do ano 2880 euros... Assim...vou de férias sem "tocar" no subsídio...

    Um beijinho grande, e mais uma vez parabéns pelos blogues... São 5*...

    Vou passando mais vezes.

    ResponderEliminar
  5. Descobri o blogue por acaso, e adorei, 1º porque está muito bem feito e agradável 2º porque me identifico muito com o que vi, desde da lista de compras, aos conselhos de reduzir custos, eu também faço os presentes para oferecer, porque adoro tudo o que seja lavores e culinária.
    Bem haja pelo serviço que presta aos outros.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  6. Muito legal!!
    Eu gosto muito de navegar por aqui.
    Queria te linkar, tens selos?
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Sou fã deste Blog... sim porque eu também acho que no poupar é que está o ganho (se bem que TODA-A-GENTE me vai criticando e olhando assim meio de "esguelha") e faço avarias como comprar o vestido para usar na noite de fim-d'ano em pleno Julho... o que é certo é que me saí bem mais barato e...nunca encontro nenhum igual! :)

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  8. Tendo em vista o binómio preço/qualidade, e após algumas comparações de preços, tenho 4 listas de compras, uma cada para cada supermercado, que contempla bons produtos básicos a preços simpáticos. É raro ir mais do que uma vez por mês a cada, porque a probabilidade de gastar mais aumenta exponencialmente.

    1) Site do Continente- compra mensal, que contempla produtos pesados e básicos (ex.: garrafões e garrafas de água, sumos, massas, congelados, leite, cereais...). Têm atribuído com frequência 10% de desconto para o cartão e dão alguns produtos para compensar os gastos da taxa de entrega.

    2)Pingo Doce- Ex.: carne, peixe, papel higiénico 4 folhas PD, natas de soja PD, framboesas, cogumelos frescos, noodles, manteiga magra PD, pizzas de forno a lenha PD, recarga de líquido das mãos PD, ovos, tomate em lata PD, arroz vaporizado PD...

    3) Lidl- produtos isolados (ex. papel vegetal, toalhitas desmaquilhantes, farinha para mfp, alguns congelados, legumes em frasco, especiarias...)

    4) Modelo / Bonjour- Ex. rúcula, saladas embaladas, misturais de vegetais para wok, nozes descascadas, bacon em cubos...

    ResponderEliminar
  9. Boas conheci o seu blog de receitas e agr este. Digo mesmo parabéns e obrigada! Eu em casa investi numa bimby apesar de saber cozinhar, tudo porque não tinha ainda a cozinha equipada (sou nova 24 anos)e acima de tudo porque faço iogurtes caseiros, compotas, pão, massa para pizzas, bechamel caseiro, manteigas etc sem grande esforço. Ah e tb massas quebradas, folhadas etc se bem que estas tem de ter um pouco mais de paciência. Mas pelo que vi a si não lhe falta.
    É um bom investimento comparado com outros inuteis...

    Nicole

    ResponderEliminar
  10. ola.poderia me dizer o que e ;achar;. obrigada.

    ResponderEliminar
  11. Olá

    Sou seguidora assídua dos seus blogs mas não costumo deixar comentários. Acho que ambos os blogs são muito bons e já me ajudaram imenso (não sou grande «dona de casa»...). Só acrescentava duas coisas a esta lista (que dá imenso jeito ter por perto): peixe congelado (filetes pescada, salmão,...) e o nosso amigo bacalhau!!!

    Obrigada pelo seu trabalho!

    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Está óptimo, só falta mesmo é dinheiro, mas isso é um problema geral.

    ResponderEliminar
  13. ola, encontrei o blog hoje por acaso, estava a busca de ementas para esta semana. Esta a ajudar-me imenso e esta lista é muito boa, obrigada

    ResponderEliminar